24 abril 2012

Epica - Reportagem do concerto no Hard Club em 22 de Abril!


Com o novo álbum "Requiem for the Indifferent" lançado no mês passado, e uma mudança no line-up da banda, os holandeses Epica iniciaram em Março uma nova digressão europeia que passou no dia 22 de Abril pelo Hard Club no Porto.

As bandas de suporte apresentadas foram os alemães Xandria e os Stream of Passion, banda fundada por Arjen Anthony Lucassen (Ayreon) e Marcela Bovio.

O evento teve começou com os Xandria a dar início à noite, mas infelizmente o Hole of Music não pôde acompanhar a actuação por motivos de força maior. No entanto apurou-se que foi uma boa prestação que aqueceu o público para o restante espectáculo.


Uma vez que o palco estava preparado para uma rápida mudança das bandas, os Stream of Passion subiram ao palco cerca das 20h45, para nos proporcionaram cerca de 40 minutos de um espectáculo bastante interessante, no âmbito da interacção do público que acolheu os Stream of Passion que ficaram encantados com a audiência portuguesa.
Este projecto foi iniciado em 2005 e conta com três álbuns de estúdio ( sendo o último de 2011 "Darker Days"), dos quais os Stream tocaram alguns dos seus temas que encantaram o público, assim como a voz, a  boa disposição e empenho de Marcela Rovio, que anunciou no final que a banda iria para a zona do merchandising após a actuação para contacto com a audiência.
















Set list:
Lost
Passion
Collide
Haunted
In the End
Street Spirit
Ten


Com o Hard Club já cheio, os Epica sobem ao palco para extâse dos fãs que os esperavam. Embora inicialmente a interacção não fosse a melhor, as cerca de 2 horas de concerto tornaram-se em mais um momento mágico que irradiou alegria e entusiasmo por parte do público que se deslumbrou com o momento épico, sinfónico e liríco aliado a um jogo de luzes deveras intenso e cativante assim como uma qualidade de som que evidenciava a técnica deste grupo que já existe à cerca de uma década.
A bela Simone Simons cantou e encantou e o seu excelente registo liríco aliado ao gutural de Mark Jansen e às variações entre o metal progressivo e sinfónico marcam a diferença deste colectivo que mantém a sua qualidade neste novo registo apresentado.
Mark Jansen estava imparável, transmitindo uma enorme energia provinda da sua actuação aliada à boa disposição e interacção dos restantes membros.
Simone Simons numa das vezes que se dirigiu ao público recordou quando tinham estado no Hard Club de Gaia há uns anos atrás e que estavam contentes de voltar ao Porto.
Relativamente aos temas tocados, como não poderia deixar de ser, o concerto foi focado em "Requiem for the Indifferent", mas não faltou espaço para tocar temas de álbuns mais conhecidos do público como "The Phantom Agony", "Consign to Oblivion", "The Divine Conspiracy" e "Design Your Universe". 
"The Phantom Agony", "Cry for the Moon" e "Consign to Oblivion" foram algumas das músicas que deixaram a audiência ao rubro, ficando como sempre a promessa de um regresso que será evidentemente muito bem vindo!















Set List:
Karma (Intro)
Monopoly of Truth
Sensorium
Deter the Tyrant
Serenade of Self Destruction
Sancta Terra
Delirium
Black Infinity
The Obsessive Devotion
Storm the Sorrow
The Phantom Agony
Encore:
Cry for the Moon
Unleashed
Consign to Oblivion

Agradecimentos: Prime Artists, Hard Club

Sem comentários:

Enviar um comentário