13 agosto 2009

Vagos Open Air 2009

No passado dia 7 consegui ir ao festival Vagos Open Air.
Infelizmente só pude ir um dia e mesmo esse só assisti às três últimas actuações Epica, Katatonia e The Gathering.
Ainda assim deixo uma opinião sobre o pouco que vi, dois videos que filmei e algumas fotografias dos dois dias sendo a maioria cedidas pela fotógrafa Andreia Moutinho.
Em primeiro lugar gostei da localização. É um local de fácil acesso e num local bastante agradável visto ter a Lagoa de Calvão como recepção à vista e um vasto arvoredo que proporcionou a instalação das tendas de campismo para quem por lá ficou os dois dias. O Festival realizou-se dentro do campo de futebol da área, que embora fosse antigo e tivesse muita terra tinha um espaço considerável para a realização do tipo de evento em questão. Ao chegar ao local deparei-me com boas condições de estacionamento, e roulottes de cachorros e o café do campo à entrada a servir vários tipos de comida. No interior tinha algumas bancas de bebidas e mais uma roulotte, a tenda do merchandising onde se prolongou a noite após o fim dos concertos ao som de Djs convidados. As pessoas que estavam a servir eram simpáticas e acessíveis causando uma boa impressão da população local demonstrando a sua receptividade a um festival de Metal que por vezes não é visto com bons olhos pela confusão que acarreta.
Kathaarsys

Quando entrei no local os Epica já tinham começado a actuar. A primeira impressão que tive era de que o palco poderia ser maior e estavam menos pessoas do que estava à espera. No entanto fiquei agradada pelo som e pela facilidade com que me aproximei da frente. O público estava calmamente a apreciar o concerto que foi bastante intenso, a bela voz da vocalista Simone já se ouvia enquanto caminhava para o local.No final os Epica vieram ao palco exibir a bandeira de Portugal e deram uma sessão de autógrafos.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=-UQIas-CI1w
Com a fantástica lua que estava nessa noite os Katatonia deram o penúltimo concerto da noite. Posso dizer que ouvir as suas músicas ao vivo me deixou por vezes paralisada a olhar para o palco sem nada ver mas apenas a sentir. Já estavam muito mais pessoas e tudo ao rubro. Das três bandas Katatonia foi a que teve mais afluência de público a assistir.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=GP2pIJxijMk
Por fim The Gathering, deu um bom concerto mas ficou abaixo das expectativas. Notou-se pela quantidade de pessoas dispersas pelo recinto a beber e a conviver não dando atenção ao concerto em si. A presença da nova vocalista Silje Wergerland em palco era boa, mas além de ter uma aparência parecida com a Anneke ouvir músicas antigas sem ser pela voz dela deixou a desejar.

Terminados os concertos começa a sessão de Metal na tenda que compensou a calma introduzida pelo concerto resultando no despertar do cansaço que se apoderava do corpo.
Tenho imensa pena de não poder ter estado lá no segundo dia. Pelas opiniões que ouvi Cynic e Dark Tranquility deram concertos excelentes e Amon Amarth terminou este festival em grande dando um excelente concerto e interagindo bastante com o público. Ainda tiveram a bondade de me ligar para poder ouvir um pouco desta grande banda e posso dizer que pelo pouco que ouvi gostava de poder ter voltado atrás no tempo e conseguir arranjar forma de lá estar.
Um ponto de notar foi que os concertos começaram a horas, algo que é bastante raro.
Parabéns à Prime Artists e Ophiusa Eventos pois este Festival tem tudo para se tornar um referência nos festivais portugueses.
Echidna


Thee Orakle


Dawn of Tears


Cynic


Dark Tranquillity


Amon Amarth

2 comentários:

  1. Foi um festival em grande :D
    Excelentes condções para um grande evento, bons comes e bebes com um local bem escolhido. Um local para acampar mto agradavel.

    Gostei mto de ouvir Epica, Dawn of Tears, Dark Tranquilllity e Amon Amarth. Amon Amarth foi brutal. Excelente sincronização de guitarras.

    Foi um festival mto bom, a organização está de parabéns. E parabens pela report, foi pena não estares no segundo dia para completares a report, belas fotos ;)

    ResponderEliminar
  2. cynic foi lindoo
    e o festival no 2 dia fois altamente :D
    todas as bandas, mas o melhor foi as condições de tudo, comida, bebida espaço e O CONVIVIOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    :D
    venho o próximo heeh

    Parabéns pela Report cada vez melhor aqui o teu Blog
    :P

    Miguel"inglês"

    ResponderEliminar